Como vim parar na Alemanha



Em 2013, eu estava no segundo semestre do meu mestrado na Universidade de Brasília, trabalhando quinze horas semanais (três horas de segunda à quinta, folgava sexta e mais três horas no sábado), ganhava relativamente bem, frequentava um cursinho de inglês e de alemão.

Tinha tempo para passear no parque, dormir à tarde, encontrar amigos para tomar café ou tomar uma bira em pleno meio de semana, viajar quando bem quisesse (isto é, sem fazer planos a longo prazo).

Em suma, não vivia nada mal em comparação à grande parte da classe trabalhadora do meu país, Brasil.

E, no entanto, como parece ser tao comum no mundo atual ou à natureza complexa, insatisfeita, insaciável e egoísta do ser humano que nunca está feliz com o que tem (refiro a quem tem poder de escolha, como tive), eu sentia que faltava alguma coisa.

Mas havia outra coisa também; ou duas: eu sentia que tinha uma dívida com a sociedade. Bacharel pela universidade pública, a qual frequentei por seis anos e meio, contanto com a metade de um mestrado, segundo minha consciência, eu ainda tinha uma grande dívida com a parcela da população que mal sabe, mas paga para que eu, do alto do meu privilégio, estudasse ali.  Daí que parti em busca de trabalho voluntário, afinal, pensava eu, poderia contribuir um pouco, indiretamente, com uma alguma camada social.

Não foi fácil.
Meses e não recebi respostas... 
À época eu dava aula particular de inglês sem custo aqui, traduzia um documentário sem fins lucrativos ali, mas isso ainda parecia muito pouco.
O tempo foi passando e a gente vai perdendo a esperança, sabe? 

Ainda não conhecia o projeto Inglês na Estrutural e, pensei, inclusive, em me candidatar ao Teto... e eis que, de repente, cai em meu colo, leia-se tomei conhecimento por acaso, ou seja, quando achava que desse mato não saia mais cachorro, de um programa na Alemanha chamado "Freiwilliges Soziales Jahr", FSJ, ou "ano de voluntariado social".

Lembro que achei tão sensacional que corri para mostrar para minha "tandem" de alemão na época para ver se era verdade o que aquilo oferecia...!

Como esta postagem está ficando grande, vou deixar para explicar na próxima como o programa funciona! Aguarde!


0 comentário(s)